The President

entrevista

Paulo Henrique Barbosa comenta obras e investimento no Nas Rocas Club

entrevista

Paulo Henrique Barbosa comenta obras e investimento no Nas Rocas Club

CEO do Grupo Resid detalha investimento de R$200 milhões e participação de sócios como Francisco Costa Neto, Rafael Caiado, Alex Atala e Claudia Bernstein

Por Redação

No cenário de expansão da hospitalidade de alto padrão em Búzios, o Resid Club & Hotels avança com obras do Nas Rocas Club, projeto que resgata a memória da Ilha Rasa e reposiciona o destino como referência do novo luxo. O Resid foi criado por Paulo Henrique Barbosa, Francisco Costa Neto e Rafael Caiado, com participação de Alex Atala e Claudia Ribeiro Bernstein, oferecendo produtos de clube e real estate que unem hospedagem e comunidade para o público de alta renda. Segundo Barbosa, CEO do Grupo Resid, o investimento estimado no Nas Rocas é de R$200 milhões, com calendário de experiências, curadoria de gastronomia e expansão planejada, incluindo Fernando de Noronha e o Resid Bar em São Paulo.

Paulo Henrique Barbosa lidera o projeto do Grupo Resid, fundado junto com Francisco Costa Neto e Rafael Caiado, com curadoria de Alex Atala e Claudia Bernstein. Foto de Divulgação

THE PRESIDENT_ Como surgiu a ideia de criar o Resid Club & Hotels e qual é a proposta de valor que o diferencia de outros clubes privados de hospitalidade no Brasil?

Paulo Henrique Barbosa — A ideia nasceu a partir de uma inquietação: ao olhar para o mercado brasileiro de hotelaria, clubes privados e hospitalidade de maneira geral, percebemos uma lacuna e oportunidade; que é oferecer hospitalidade de alto nível, experiências verdadeiramente singulares e exclusividade para o público de alta renda brasileira, que busca e consome esse tipo de serviço e ativo, especialmente fora do Brasil – e em nossa visão mais por falta de oferta do que algo vinculado a comportamento de consumo e cultura. O Resid preenche esse espaço, com uma oferta completa, por meio de produtos de clube ou real estate, nos quais nossos membros e clientes não tem apenas um lugar para se hospedar, mas vivem uma comunidade, uma curadoria, um estilo de vida pensado para quem aprecia o bem-viver. E tudo isso “com alma brasileira” valorizando e aflorando para o mundo o que o Brasil tem de melhor.

De que forma os sócios — entre eles Alex Atala e Claudia Ribeiro Bernstein — contribuem com suas áreas de expertise para o conceito e as experiências oferecidas pelo Resid?

PHB Cada um dos sócios traz um know how e competências que integrados fazem a diferença em nosso conceito e modelo de negócios. O chef Alex Atala é a personificação do nosso posicionamento, traz a sua autoridade, não somente em gastronomia, mas em brasilidade e hospitalidade. Seu olhar sobre Brasil e ingredientes brasileiros é único e pioneiro, e isso se traduz em experiências e curadoria que diferenciam o que oferecemos e entregamos. Já Claudia Ribeiro contribui com sua visão de hospitalidade, conceito, gestão de marca e criação de experiências. Ela une sensibilidade estética, sofisticação e uma capacidade única de desenhar jornadas que fortalecem a identidade do Resid e elevam a percepção de cuidado em cada detalhe.

O que motivou o Grupo Resid a escolher Búzios para iniciar as obras do Nas Rocas Club e qual é o impacto esperado para a região?

PHB Na verdade, antes de escolhermos Búzios, escolhemos o Nas Rocas. O Nas Rocas também traduz e mostra o porque somos únicos e singulares em toda a nossa oferta. Além de ser um destino exuberante, com facilidade logística para receber nosso público de qualquer lugar do país, o Nas Rocas carrega uma história que se inicia na década de 80 – e é isso que acreditamos que nos posiciona em um lugar ímpar. O Nas Rocas faz parte da história da hotelaria brasileira e da construção do destino Búzios. Poder revitalizar esse destino icônico, continuando essa história, é um privilégio pra nós, para nossos membros e clientes e com certeza, para toda a comunidade local.

Quais experiências exclusivas os membros do Resid podem esperar nos hotéis, eventos e destinos ligados ao clube?

PHB — Os membros do Resid podem esperar uma curadoria de experiências cuidadosamente desenhadas que vão de eventos exclusivos e jantares com chefs de renome à viagens, degustações e acessos à vivências singulares. Nos últimos dois anos, nossos membros puderam participar de masterclass com a maison francesa Cartier, viagem para Villa La Angostura, com hospedagem em El Santuario – histórica casa do renomado arquiteto Alejandro Bustillo – e desfrutar de uma experiência gastronômica na Itália, com o encontro inédito de Massimo Bottura, renomado chef italiano, e Alex Atala. Nossa comunidade, cuidadosamente cultivada, celebra a arte do viver, proporcionando aos membros a redescoberta de momentos e experiências, em locais extraordinários.

Como o projeto Nas Rocas Club pretende resgatar a memória da Ilha Rasa e, ao mesmo tempo, posicioná-la dentro da ideia de novo luxo?

PHB — O Nas Rocas Club nasce como um verdadeiro resgate da memória afetiva e cultural da Ilha Rasa. Nas décadas de 80 e 90, a ilha e o antigo Nas Rocas Hotel eram símbolos de Búzios, um destino de desejo, frequentado por celebridades como Bono Vox e Mick Jagger, e marcado por uma atmosfera única de exclusividade. Nosso objetivo é revisitar esse legado e dar continuidade à história, mas reinterpretando-a sob a ótica do novo luxo: design sofisticado, gastronomia de ponta, sustentabilidade, privacidade, conexão com a natureza e um serviço de excelência. Para reforçar essa ponte entre passado e futuro, convidamos Otavinho, arquiteto responsável pela icônica Rua das Pedras, um dos marcos culturais mais emblemáticos de Búzios, e considerado o “pai de Búzios” e da arquitetura buziana, para participar da curadoria do projeto. A presença dele traz ainda mais autenticidade e fortalece a conexão do Nas Rocas com a comunidade local, valorizando a essência buziana de forma respeitosa e contemporânea. O clube oferecerá um ambiente único e exclusivo com esportes náuticos, quadras esportivas e gastronomia assinada por Alex Atala, criando uma experiência que une brasilidade, sofisticação e exclusividade. Assim, resgatamos a era áurea de Búzios que marcou época, enquanto inauguramos um novo capítulo, relevante e alinhado às tendências globais de luxo — mas sempre com identidade e alma brasileiras.

Quais são as metas de expansão e consolidação do Resid Club & Hotels nos próximos anos?

PHB — Para 2026 estamos muito focados na entrega dessa primeira fase do Nas Rocas e início das obras em Fernando de Noronha. Além disso, vamos entregar mais um calendário de experiências bem legal, que já é nossa marca registrada e consolidar o Resid Bar como um local de encontros e bons momentos para nosso público na capital paulista. Esses projetos fazem parte de um pipeline planejado, que será desenvolvido de acordo com a evolução do clube, da marca e das oportunidades de mercado. Em cada empreendimento, queremos replicar nosso padrão de exclusividade, curadoria e hospitalidade autoral, fortalecendo uma marca que se consolide no segmento de clubes privados de luxo no país. Também buscamos manter um clube com comunidade ativa, e que nossos hotéis se tornem destinos desejados, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Qual o retorno e investimento financeiro esperado para os próximos anos?

PHB — No caso do Nas Rocas, já comunicamos previamente um investimento estimado de aproximadamente R$ 200 milhões para a implantação completa do projeto. No momento, não há atualizações ou novos aportes previstos além desse valor inicialmente divulgado.Além disso, vamos apresentar um novo calendário de experiências, que já se tornou nossa marca registrada — para seguir fortalecendo o Resid Bar como um ponto de encontro e bons momentos para o nosso público na capital paulista.