The President

Pelicano

GREGO

gourmet

PELICANO GREGO

Não se assuste com o nome de grafia incomum. Você vai achar que é grego – e realmente é. Petros, ou πetros, chegou à São Paulo não tem muito tempo

Petros Saláta. Foto: Gustavo Pitta/Divulgação

Na porta, uma reminiscência da ilha grega Mykonos. Por dentro, um clima descolado, imagens em preto e branco com um curioso pelicano contrastam com a parede de tijolos brancos. 

O pássaro, não por acaso, é quem batiza a casa – e também ilustra seu logo. Petros foi um famoso pelicano encontrado machucado na ilha de Mykonos. Passou a ser queridinho de visitantes e celebridades que frequentavam a ilha. Coincidentemente, Petros ganhou a autorização de circular, inclusive, dentro dos restaurantes da cidade.

Como uma boa tragédia grega, Petros morreu atropelado, mas deixou alguns herdeiros que perpetuaram a espécie.

Deixemos a tragédia de lado, e vamos ao triunfo que os Deuses nos permitiram apreciar em terras tupiniquins. O cardápio traz uma variedade de criações genuinamente gregas, que fazem com que nós precisemos até de uma ajuda na interpretação.

Saganáki. Foto: Gustavo Pitta/Divulgação

 

 

De tira-gosto, vá de ΑΛΦΑ, ou simplesmente Alfa, a cerveja pilsen vinda direto do país helênico. Para abrir o apetite, o couvert oferece uma variedade de pastas que acompanham pão pita tostado na parrilla. Para os aperitivos, Kalamári traz mini-lula empanada, que traz um sabor de “torresmo do mar”, se podemos dizer assim. Para uma pegada mais tradicional, o Saganáki, queijo feta grelhado com mel e gergelim traz o equilíbrio perfeito de sabores.

Petros saláta combina folhas, queijo de cabra, parma, figo, mel orgânico e pinoli: mais um acerto perfeito nos sabores. Para o prato principal, passeie pela massa grega Orecchiette, com tomate confitado com alho, manjericão, orégano e queijo feta. Ou vá para o tradicional Mousaká nas versões tradicional e vegetariano.

Para a sobremesa, do mousse de chocolate amargo ao Loukoumádes, uma espécie de bolinho de chuva com mel e canela, ou, claro, o clássico Iogurte. Aqui acompanhado por caldas de frutas.

No cardápio, drinks autorais a R$ 29 e clássicos a R$ 26 e uma seleção de vinhos.

Mousaká. Foto: Gustavo Pitta/Divulgação

 

 

Petros Greek Taverna

R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 137 – Pinheiros, São Paulo