Uma seleção de picapes fortes e tecnológicas para encarar os desafios do agronegócio
Por Marcio Ishikawa
Desde sempre, deslocamentos constantes são parte da rotina no campo. Por isso, as picapes tornaram-se grandes aliadas dos empreendedores rurais. Versáteis, transitam entre o trabalho na fazenda, transportando pessoas, equipamentos, insumos e mercadorias. Sem esquecer os compromissos com a família, sendo um sucesso de público mesmo nas áreas urbanas. Mostramos aqui as mais recentes novidades que chegaram ao mercado.
GWM Poer P30
A primeira picape média da chinesa GWM no Brasil chegou apostando na receita consagrada do motor turbodiesel, com 184 cv e abundantes 48,9 kgfm de torque. O câmbio automático de nove marchas tem tração com modos 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida — entregando eficiência na estrada e desenvoltura fora dela. A caçamba comporta 1080 kg, enquanto a cabine tem acabamento com bancos de couro, assistentes semi-autônomos e câmera 360º. A partir de 2026, será produzida no Brasil, na planta da GWM em Iracemápolis.
Mitsubishi Triton
A sexta geração da Mitsubishi Triton deixou a nomenclatura “L200” para trás e adotou a forma como a clientela já chamava a picape. Vendida em seis versões, seu design marcante é baseado no conceito Modo Beast, evocando robustez acima de tudo. Além disso, o novo chassi oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.
Tem mais. A Triton cresceu (2 cm a mais de comprimento e 5 cm de largura) e ganhou 13 cm de entre-eixos, ampliando o espaço na cabine para os ocupantes. Eles desfrutam agora de mais conforto, sem esquecer de um acabamento sofisticado, enquanto a ampla caçamba carrega até 1.080 quilos.
Equipada com motor 2.4 turbodiesel e transmissão automática de seis velocidades, a Triton entrega 205 cv e 47,9 kgfm de torque. A tração Super Select 4WD-II tem quatro modos, incluindo a reduzida, ideal para o tráfego em terrenos acidentados ou de pouca aderência. No teste da Latin NCap, ela recebeu nota máxima — cinco estrelas —, o que a coloca na posição de mais segura para seus passageiros.
JAC Hunter
Mais uma picape de origem chinesa, ela foi lançada em 2024 com motor turbodiesel (191 cv e 46,8 kgfm de torque) e câmbio automático de oito marchas. Seus maiores atrativos são a tração nas quatro rodas, que a ajuda a superar os terrenos fora-de-estrada mais complicados, e a ótima capacidade de carga — leva até 1,4 tonelada, mais do que qualquer outra da categoria. Destaque, também, para o visual agressivo, com ênfase para o santantônio, estribos e a enorme grade que emoldura o logotipo da marca.
Chevrolet S10
A profunda reestilização da picape pioneira na versatilidade em conciliar o trabalho no campo e a rotina em família chegou em 2024. Ela ganhou um novo conjunto de suspensão, que trouxe mais conforto sem abrir mão da robustez e performance. O motor 2.8 turbodiesel — de 200 cv e 51 kgfm — trabalha em conjunto com o novo câmbio de oito marchas, com acelerações lineares e trocas mais suaves. Destaque para o gerenciamento por inteligência artificial, que potencializa a redução no consumo e o desempenho.
Em 2026, vem a RAM Dakota
A nova picape teve o seu lançamento confirmado para o início de 2026 e resgata o consagrado nome da Dodge do final dos anos 90. A RAM já antecipou como será o seu design com o conceito Dakota Nightfall. Embora não haja confirmação a respeito do conjunto mecânico, é bastante provável que ela compartilhe o motor 2.2, de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, além do câmbio automático de oito marchas, presentes na Fiat Titano. Afinal, Fiat e RAM fazem parte do mesmo conglomerado, o grupo Stellantis.
Ford F-150 Tremor
Equipada com motor V8 5.0 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque, conta com grade e para-choques exclusivos, ganchos de reboque e estribos de alumínio, além de outros diferenciais. A versão topo de linha também tem maior altura do solo, ângulos de entrada e saída ampliados, suspensão reforçada, pneus todo-terreno e bloqueio eletrônico dos diferenciais. Isso sem abrir mão do conforto e sofisticação, nem da versatilidade — há até gerador embarcado, com tomadas 127 V para conexão de ferramentas elétricas.
Fiat Titano
A picape média da Fiat chegou em 2024 e, em sua versão 26, já recebe melhorias. Entram em campo o motor Multijet 2.2, de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, e o câmbio automático de oito velocidades. A mudança trouxe mais economia, com 9,9 km rodados a cada litro de diesel na cidade — com 10,8 km/l na estrada. A suspensão foi recalibrada e a direção agora é elétrica. A versão topo de linha Ranch ainda incorporou frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo.
BYD Shark
Lançada no final de 2024, a Shark representa uma aposta ousada da BYD — é a primeira picape híbrida plug-in do Brasil, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com uma unidade elétrica. A potência total combinada é de 437 cv, com surpreendentes 65 kgfm de torque. Além de muita força, ainda oferece a possibilidade de rodar até 57 quilômetros no modo elétrico puro — com a bateria sendo totalmente recarregada em até 9 horas em uma tomada doméstica. Em um carregador rápido, a carga vai de 30% a 80% em 20 minutos.