The President

tecnologia

Com os olhos no futuro

tecnologia

Com os olhos no futuro

Qualcomm celebra 40º aniversário e mostra inovações tecnológicas que moldaram o mundo

Por Redação

Nas últimas décadas, o mundo testemunhou uma revolução tecnológica incrível. A maneira como as pessoas interagem umas com as outras e com o planeta foi transformada por avanços revolucionários na comunicação sem fio, melhorando a qualidade de vida de todos. Em menos de uma geração, o celular deixou de ser um dispositivo projetado, sobretudo, para fazer chamadas de voz. Tornou-se um computador onipresente e conectado que cabe na palma da mão. Neste novo mundo, a Qualcomm desempenhou um papel indispensável na condução de mudanças monumentais na tecnologia sem fio, desde o início da era móvel.

Em abril, a companhia deu início à comemoração do seu 40º aniversário com um evento especial no Museu Nacional de História Natural Smithsonian, em Washington, D.C, nos Estados Unidos. A celebração, liderada pelo presidente e CEO da Qualcomm Incorporated, Cristiano Amon, ocorreu junto à exposição Celular: Conexões Invisíveis, que apresenta, até 2026, o profundo impacto da tecnologia móvel no planeta.

“O que torna esta empresa única é o fato de ser fundada com base em um profundo compromisso com Pesquisa & Desenvolvimento, buscando solucionar alguns dos maiores problemas da atualidade”, disse Amon, que relatou como os alicerces em tecnologia celular se expandiram e evoluíram para que a companhia pudesse implementar a computação inteligente além dos celulares, abrangendo áreas como automotiva, informática, Internet das Coisas (IoT) e IA.

A Qualcomm atua com computação inteligente, incluindo Internet das Coias (IoT), IA e informática

Desde a sua fundação em 1985, a Qualcomm tem desempenhado um papel central na consolidação da liderança tecnológica no cenário internacional. Para isso, a empresa investiu mais de US$ 100 bilhões em P&D, o que representa quase 20% de sua receita anual.

Tamanho investimento em inovação é o que permitiu à Qualcomm impulsionar a indústria sem fio. Primeiro, ao permitir que o celular chegasse às mãos dos consumidores finais. Depois, ao integrar funções essenciais ao aparelho — como GPS e serviços de localização para segurança pública, além de diversos recursos eletrônicos de consumo, como tocador de música e câmera. E, finalmente, ao transformar o celular em um autêntico computador móvel.

Legado de avanços

A jornada da Qualcomm começou em 1985 com uma equipe de engenheiros visionários que desafiaram as convenções com seu trabalho pioneiro em CDMA, uma tecnologia de transmissão de rádio que preparou o terreno para a revolução móvel. Essa inovação lançou as bases para o 4G – que realmente encaminhou a internet aos smartphones – e, em seguida, para o 5G, que levou a tudo, desde streaming ultrarrápido até bate-papos por vídeo com alta resolução. 

Recentemente, o trabalho da empresa se estendeu além da tecnologia de rádio. Nos últimos anos, a Qualcomm expandiu-se em diversas áreas, desde suas potentes e eficientes plataformas Snapdragon (que impulsionam a inovação em smartphones, PCs, carros e XR) até as novas plataformas Qualcomm Dragonwing (que estão possibilitando a transformação digital da IoT industrial e embarcada).

A Qualcomm também possibilita streaming ultra rápido em rede 5G

Olhando para o futuro, a empresa sabe que a IA está mudando tudo – desde ações ainda mais inteligentes, personalizadas e responsivas, até dispositivos poderosos o suficiente para lidar com tarefas por conta própria. Mais uma vez, expandindo os limites do que a tecnologia pode fazer, visando mudar a maneira como as pessoas interagem umas com as outras e o modo como se relacionam com os dispositivos conectados.

As soluções estão transformando não apenas dispositivos pessoais, mas setores inteiros – do automotivo à energia, do varejo à manufatura. Para isso, na celebração do 40º aniversário, a Qualcomm apresentou algumas das novas e empolgantes inovações tecnológicas que tem impulsionado.

As demonstrações incluíram um laptop Copilot+ equipado com o processador Snapdragon X Elite, que ilustrou como um assistente digital aprimorado por IA pode economizar horas de produtividade ao ajudá-lo proativamente com as tarefas diárias. Também os óculos Ray-Ban Meta estavam presentes para mostrar como o XR pode servir como uma nova interface para IA, com câmeras integradas e IA multimodal, dando ao seu assistente digital a capacidade de “ver” o que você vê.

Essas demonstrações incríveis de tecnologia, juntamente com outras que destacaram a solução de rastreamento de localização Qualcomm Aware e o Snapdragon Digital Chassis para os carros do futuro, representam apenas o começo da revolução da IA.

Elas também ofereceram uma visão empolgante dos tipos de inovações que a empresa tem guardadas para os próximos 40 anos e além — inovações que continuarão a levar a computação inteligente a todos os lugares.

qualcomm.com