The President

gourmet

Rótulos com alma

gourmet

Rótulos com alma

Um passeio por vinhos expressivos produzidos em terroirs da França, do Chile, de Portugal, da Itália, do Uruguai, do Brasil e dos EUA

Por Ney Ayres

Veuve Clicquot La Grande Dame 2018

A Veuve Clicquot apresentou o La Grande Dame 2018 em um almoço em São Paulo, que marcou o lançamento da 25ª safra de sua cuvée de prestige — uma homenagem à audácia e ao legado de Madame Clicquot. O evento contou com a presença do enólogo Emmanuel Gouvernet, que guiou a degustação do ícone da maison francesa, elaborado apenas em anos de colheitas excepcionais.

A safra de 2018 foi particularmente desafiadora, mas resultou em uvas de excelente qualidade, com 90% Pinot Noir no blend e 10% Chardonnay. O champagne revela aromas intensos de frutas cítricas (limão, lima, yuzu), combinados com notas de frutas brancas e delicadas nuances florais. No paladar, apresenta textura sutil e sedosa, com frescor marcante e salinidade persistente. Após sete anos de envelhecimento nas caves da Veuve Clicquot, está pronto para ser apreciado — embora tenha potencial de guarda de até 15 anos.

@veuveclicquotbrasil

Piano del Cerro Aglianico del Vulture DOC

Os vinhos Fantini Wines, um dos maiores cases de sucesso da Casa Flora, foram apresentados em um almoço especial com a presença de Stefano Colombo, export manager do grupo. O destaque? O Piano del Cerro Aglianico del Vulture DOC. As vinhas estão localizadas aos pés do monte Vulture, um vulcão inativo na região da Basilicata, na Itália. O solo formado por rochas ígneas é rico em sais minerais. O vinho passa por 24 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso.

É um rótulo aromático, com notas de frutas negras, especiarias, tabaco e pimenta-do-reino. No paladar, revela-se estruturado, elegante, com boa acidez, taninos redondos e presentes, além de um final persistente e gastronômico. Um vinho de guarda.

@casaflora

Gran Reserva Old Vines Tannat 2016

A Vinci Vinhos realizou uma degustação especial da prestigiada vinícola uruguaia Viña Progreso, com a presença do proprietário e talentoso jovem enólogo Gabriel Pisano — elogiado pela crítica britânica Jancis Robinson. Pisano utiliza métodos inovadores, incluindo a técnica conhecida como Open Barrel Fermentation (fermentação em barris abertos).

Nosso destaque foi o Gran Reserva Old Vines Tannat 2016, produzido a partir de uma seleção especial de uvas provenientes dos vinhedos mais antigos da vinícola (com cerca de 65 anos).

Seu processo de envelhecimento inclui 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso, parte em tanques de cimento, seguido por um longo tempo em garrafa. O resultado é um vinho fabuloso, com aromas intensos de frutas vermelhas e pretas maduras (ameixa, amora, cassis), notas de especiarias doces (baunilha, canela, pimenta-do-reino), além de nuances de tabaco, chocolate amargo, café, e um toque mineral e terroso, característico do terroir.

No paladar, é encorpado, com grande estrutura e concentração, taninos maduros e bem polidos, textura aveludada e final longo e persistente. A acidez equilibrada confere frescor e contribui para sua longevidade, permitindo que continue a evoluir em garrafa por muitos anos.

@vincivinhos @mistralvinhos

Pedra da Cancela Branco Intemporal

Para celebrar os 25 anos da vinícola Lusovini, a importadora TDP Wines realizou um almoço com a presença de Sónia Martins, uma das enólogas mais influentes de Portugal e atual presidente do conselho administrativo da Lusovini — referência em vinhos das regiões de Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Vinho Verde.

Na ocasião, foram apresentados três rótulos inéditos do projeto Vinha da Fidalga, que valoriza castas autóctones da região do Dão, com solos graníticos e xistosos.

O destaque foi o Pedra da Cancela Branco Intemporal, elaborado com uvas das castas Encruzado (a rainha das brancas do Dão), Malvasia Fina e Cerceal Branco. As uvas são colhidas manualmente, e a fermentação ocorre a baixas temperaturas. O vinho passa por estágio em barricas de carvalho francês, com um diferencial: o prolongado envelhecimento em cave após o engarrafamento, que pode variar de 5 a 7 anos antes de chegar ao mercado. 

@tdp.wines @lusovini

Mirador de Piedra Reserva Cabernet Sauvignon

O Mirador de Piedra Reserva Cabernet Sauvignon safra 2023 traduz a expertise da vitivinicultura chilena, apresentando as características marcantes da uva Cabernet Sauvignon cultivada em terroirs selecionados. Produzido pela Viña Morandé, uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, no Vale do Maule, passa por um estágio em que parte do lote amadurece por seis meses em barricas de carvalho francês, enquanto a outra parte permanece em tanques de aço inoxidável.

No nariz, revela um bouquet expressivo de frutas vermelhas e negras, como mirtilo, cereja e framboesa, além de elegantes notas de baunilha, nuances de tabaco e sutis toques de café e chocolate. Em boca, é encorpado, com taninos firmes e bem integrados, oferecendo um equilíbrio harmonioso entre acidez e estrutura. O final é longo, elegante e marcante.

@divinhovinhos

Unshackled Cabernet Sauvignon

O Unshackled Cabernet Sauvignon safra 2021, da The Prisoner Wine Company, sediada na lendária Highway 29, no Vale do Napa, Califórnia, é mais um produto de uma vinícola que tem blends audaciosos, rótulos provocativos e uma filosofia que transcende as garrafas. A empresa vem redefinindo o conceito de vinhos de luxo em Napa Valley.

O nome Unshackled — “desacorrentado” ou “liberto” — sugere uma abordagem desinibida e autêntica na vinificação, que se traduz em um vinho vibrante. No olfato, apresenta intensos aromas de frutas escuras maduras, como cassis, amora e cereja preta, complementados por notas de especiarias doces, toques sutis de tabaco e um elegante fundo de carvalho tostado, resultado de seu amadurecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

No paladar, é encorpado, com taninos macios e aveludados, excelente acidez e um final de boca persistente. Gastronômico, é um vinho que decerto irá evoluir e melhorar ainda mais com o passar do tempo.

@importadoraqualimais

Terras Altas Amplitude 25

A Vinícola Terras Altas, de Ribeirão Preto (SP), lançou seu vinho Amplitude 25, um 100% Cabernet Sauvignon produzido com a técnica de dupla poda (colheita de inverno). Cultivado a 750 metros de altitude, em solos de origem basáltica, vem despertando atenção pela qualidade.

O nome Amplitude 25 faz referência à grande amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite), que pode chegar a 25°C na região. Essa variação climática favorece o amadurecimento das uvas durante o dia e a preservação da acidez e dos aromas nas noites frias.

O vinho expressa notas de cereja negra, alcaçuz, melaço, ervas, frutas pretas, chocolate e especiarias. Amadurece por 12 meses em carvalho francês. No paladar, tem corpo médio, estrutura, taninos redondos, bom volume de boca e final elegante e gastronômico.

@vinicolaterrasaltas