Saúde mental e emocional é o carro chefe na vida de qualquer pessoa. Ainda mais na jornada do empreendedor e, especialmente, em um país como o Brasil, com tantos desafios
Colaboração de Fatima Macedo
Foto Divulgação
Saúde mental e emocional é o carro chefe na vida de qualquer pessoa. Ainda mais na jornada do empreendedor e, especialmente, em um país como o Brasil, com tantos desafios. Desde que me tornei empresária e mergulhei no universo do empreendedorismo, sempre me chamou a atenção o quanto recebemos muito conteúdo técnico e praticamente nada de informações voltadas ao desenvolvimento emocional para lidar com os altos e baixos no mundo dos negócios. Ao longo desses anos assisti de perto a trajetória de muitos empreendedores, homens e mulheres, enfrentando sérios abalos emocionais, com a saúde mental fragilizada impactando diretamente os resultados da empresa e levando alguns deles a perderem a estrutura para seguir adiante.
O grande problema é que o empreendedor sob estresse constante, emocionalmente adoecido, vai ter mais dificuldade em conduzir o seu negócio com clareza, equilíbrio e estratégia. Irritação, impaciência, decisões impulsivas, dificuldade de concentração e conflitos com a equipe podem comprometer o desempenho do negócio. Em casos mais graves, o comportamento desregulado se torna um sabotador silencioso, capaz de minar a empresa de dentro para fora. E isso é mais comum do que se imagina. Praticamente metade dos trabalhadores brasileiros, sejam empreendedores ou colaboradores em uma empresa, terão algum transtorno mental ao longo da carreira, segundo o Ministério da Previdência.
A partir de maio de 2026, entrará em vigor a nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), atualizada pelo Governo Federal, que estabelece diretrizes para a adoção de uma abordagem integral e integrada de Gerenciamento dos Riscos Psicossociais nas organizações. A atualização da norma propõe que as empresas implementem processos sistemáticos de identificação e monitoramento contínuo desses riscos, além da elaboração de planos preventivos, capacitação e promoção do engajamento de toda a equipe, reforçando a importância da cultura organizacional como elemento central no cuidado e na promoção da saúde mental dos colaboradores. A importância do cuidado com a saúde emocional é um tema que precisa fazer parte dos conteúdos oferecidos aos empreendedores em geral. Um ambiente de trabalho mais saudável também é um dos determinantes do sucesso empresarial. Fica a dica: não foque apenas nas competências técnicas para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Busque desenvolver habilidades socioemocionais da sua equipe. E, acima de tudo, cuide da própria saúde mental. Pessoas emocionalmente saudáveis são o principal ativo de uma empresa.
*Fatima Macedo (CRP 06/62143): Psicóloga especialista em saúde mental do trabalhador. CEO da Mental Clean, empresa pioneira em Psicologia aplicada à saúde mental corporativa no Brasil, com mais de 20 anos de atuação no mercado. A Mental Clean é a maior consultoria do país, atendendo grandes empresas na implantação e gestão de Programas Estruturados de Saúde Mental, Dependência Química e de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Fátima Macedo é membro fundadora do SAMPO (Ambulatório de Saúde Mental do Trabalhador) no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2009). Autoridade em Psicologia da Saúde Ocupacional, Fátima Macedo estuda o papel da liderança frente às questões da saúde mental e emocional dos trabalhadores. Diretora de Certificação na ABQV, Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Palestrante convidada em congressos e simpósios sobre saúde mental organizacional e qualidade de vida. Autora de diversos artigos e contribuições importantes sobre o tema.