A TTWGroup, empresa que é referência no setor de turismo de alto padrão, fez um levantamento das atuais tendências de viagem
O turismo é um dos pilares do mercado global de luxo, com projeção de crescimento de 9% em 2025, segundo pesquisa da consultoria Bain em parceria com a associação italiana Fondazione Altagamma. O estudo também apontou o papel central que as experiências têm tido nas viagens, já que os turistas buscam cada vez mais distintas atividades para incluir em seus roteiros, além de maneiras diferentes de viajar.
Vendo tudo isso, a TTWGroup, empresa que é referência no setor de turismo de alto padrão, fez um levantamento de seis tipos diferentes de viagem que são tendências neste ano. Viagens multigeracionais, desconexão em lugares remotos, bem-estar e mulheres que exploram o mundo sozinhas são algumas delas.
Viagens multigeracionais
Pela primeira vez na história, é possível reunir sete gerações de uma mesma família, começando nos integrantes da Geração Silenciosa (nascidos até 1946) e indo até os bebês Beta, que estão vindo ao mundo em 2025. Muito por isso, grandes viagens em família estão entre as mais desejadas e planejadas para 2025, com o tempo de conexão familiar sendo mais importante que o destino.
“São famílias que muitas vezes buscam estar juntas em residências ou vilas, mas que tenham um serviço de hotelaria. Redes hoteleiras como a Kerzner International, que tem o selo One & Only Resorts, têm obtido muito êxito com essa modalidade de hospedagem”, explica Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup.
Desconexão e lugares remotos
Desconectar-se em lugares ligados à natureza, com senso de responsabilidade ambiental e afastados do dia a dia de grandes metrópoles, também é meta de muitos turistas. Em casos assim, destinos como África, Antártica, Amazônia, Ártico, Islândia, Deserto do Atacama e Patagônia são ótimas opções.
“O exemplo do continente africano é muito interessante, tendo em vista o crescimento de projetos de lodges de luxo localizados em regiões que são ao mesmo tempo inóspitas, mas que permitem um contato único com as comunidades locais e o avistamento de animais selvagens em seu habitat natural”, comenta Cacau Sagioro, CCO do TTWGroup.
Mulheres independentes
Outra tendência é a de mulheres independentes que viajam sozinhas ou em grupo, em busca de autoconhecimento, conexões e aprendizado sobre novas culturas. Em média, são mulheres com um extenso currículo de viagens, mas que agora buscam destinos menos óbvios e fisicamente mais exigentes do que antes por estarem em um momento de maturidade e realização pessoal.
Um estudo global da comunidade de agências de luxo Virtuoso aponta que 71% dos viajantes solo são mulheres. Destas, 47% são divorciadas, separadas ou viúvas.
Bem-estar
O mercado de bem-estar deve faturar US$ 1,4 trilhão em 2027, de acordo com o Global Wellness Institute. Sendo assim, é de se esperar que o setor de viagens voltadas para esse segmento esteja em evidência. Mais do que opções saudáveis no café da manhã ou um menu de massagens, os turistas buscam tratamentos específicos e muito personalizados para o corpo, a mente e a alma, e que estejam alinhados com sua constante busca pela longevidade.
Viagens libertadoras
A procura por aventura e experiências que tirem o viajante da sua zona de conforto também é grande. Reservar iates de luxo privativos para explorar paisagens deslumbrantes, escalar montanhas ou participar do festival Burning Man, realizado anualmente em um deserto dos Estados Unidos, são bons exemplos de experiências para quem quer focar na vivência do momento.
Eventos esportivos
Por fim, outra tendência citada pela TTWGroup é a de turistas que planejam suas viagens ao redor dos eventos esportivos mais icônicos do mundo. Corridas de Fórmula 1, partidas de futebol, eventos de corrida e campeonatos de tênis têm se destacado no segmento.