SUV médio 100% elétrico, Zeekr 7X chega ao Brasil com 646 cavalos, design elegante e repleto de boas surpresas
Por Marcio Ishikawa
Localizado na pacata Elias Fausto (SP), cidade a 125 quilômetros da capital paulista, o complexo de pistas de corridas Circuito Panamericano foi o palco escolhido pela Zeekr para a apresentação do seu terceiro modelo no Brasil, o Zeekr 7X. O SUV médio 100% elétrico da montadora chinesa, que será vendido em versão única, a Flagship, junta-se ao SUV compacto X e à perua cupê 001.
O modelo tem um porte avantajado e robusto, com design criado sob o conceito Hidden Energy Design e assinado pelo Chief Design Officer da marca, Stefan Sielaff — ex-Audi, Mercedes e Bentley. As linhas são suaves e harmoniosamente integradas, com contornos bem trabalhados e nenhum tipo de exagero.
Impressões iniciais
As maçanetas embutidas e os retrovisores e janelas sem molduras chamam a atenção logo de cara, mas o que realmente impressionou foi o sistema de abertura automático das portas. Basta um toque no discreto botão para que elas se abram suavemente — o mesmo vale para fechá-las, basta apertar a tecla do lado interno.
A amplitude da abertura das portas é excepcional: 66º para as dianteiras e 90º para as traseiras, o que facilita bastante o acesso dos passageiros. Já na cabine, o amplo entre-eixos (2,90 metros) confere ao 7X um espaço interno invejável. Seus bancos são extremamente confortáveis, oferecendo ótimo suporte para o corpo. Os assentos dianteiros agregam 14 diferentes ajustes elétricos e sistema massageador.
Também quem viaja atrás tem espaço de sobra para as pernas. Conta ainda com regalias como aquecimento e regulagem da inclinação do encosto, além de cortinas elétricas de privacidade nas janelas.
O acabamento interno agrada tanto aos olhos (tonalidades com suaves diferenças não cansam a visão) como ao tato (com couro nappa e superfícies macias em todos os pontos de contato). Destaque ainda para a iluminação ambiente personalizável e para o sistema de som desenvolvido pela própria Zeekr, com 2080 w e 21 alto-falantes.
Além do painel de instrumentos digital, com tela de alta definição de 13”, o motorista conta com o amplo head-up display, que projeta informações no para-brisas, com 36,2”. Já a tela central, com 16” e estilo flutuante, tem navegação bem intuitiva, respostas rápidas e a possibilidade de criar atalhos dos comandos mais usados, como se fosse o desktop de um PC.
O porta-malas tem capacidade para 616 litros, volume que chega a 1.978 litros com o rebatimento da segunda fileira. Na dianteira — onde ficaria o motor a combustão — há ainda um nicho que comporta mais 46 litros.
Na pista
Se é verdade que tanto o formato da carroceria, a capacidade de carga, como a sofisticação a bordo faz com que 7X seja um carro familiar, a escolha por um circuito fechado permitiu experimentar coisas que não seriam possíveis nas ruas, por uma questão de segurança. Entre elas, sentir o corpo colado junto ao banco, ao acelerar da imobilidade até os 100 km/h com o pé cravado em menos de 4 segundos.
Outra possibilidade foi a de conferir o trabalho do sistema de controle de tração distribuído, que atua a cada seis milissegundos — dez vezes mais rápido que os sistemas convencionais. Mesmo abusando nas curvas, o sistema mantém o carro na trajetória, transmitindo bastante segurança.
O Zeekr 7X é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. Combinados, entregam 646 cavalos de potência e 710 Nm de torque. A bateria tem 100 kW de capacidade, o que possibilita ao SUV bons 423 km de autonomia, segundo o teste do Inmetro. Ele é compatível com sistemas de carregamento de 400W — ainda não disponíveis no Brasil — no qual a bateria vai de 10% a 80% em apenas 13 minutos.
No que diz respeito à segurança, o Zeekr 7X conquistou cinco estrelas no teste da Euro NCap, considerado o mais rigoroso do planeta. O veículo conta com construção em aço de ultra-alta resistência e alumínio, além de proteção especial para o compartimento de baterias.
Oferece ainda 12 radares ultrassônicos, 12 câmeras de alta definição e um radar de ondas milimétricas, que mapeiam todo o entorno do veículo e alimentam os sistemas de assistência ao motorista (ADAS) de segunda geração.
zeekr.com.br