Destaque do Guia Michelin na categoria $$$$, o chef Simone Paratella reabriu seu restaurante autoral no Itaim Bibi
Por Redação
Fotos Kato
O Itaim Bibi está com um novo espaço de alta gastronomia. Depois de figurar entre os destaques do Guia Michelin na categoria $$$$, o chef Simone Paratella reabriu as portas do Simone, restaurante autoral com menu degustação, harmonização de vinhos e atmosfera pensada para uma elevada experiência enogastronômica em São Paulo.
Agora localizado na Rua Tapinas — uma discreta travessa da Pedroso Alvarenga —, o Simone tem apenas 19 lugares e só funciona mediante reserva. O menu degustação pode variar entre sete e nove etapas, dependendo da sazonalidade. Já o menu à la carte é servido durante o jantar de terça a sábado, com a opção de harmonização de três, cinco e sete vinhos.
A proposta do restaurante é oferecer uma jornada gastronômica que une as raízes piemontesas do chef ao que há de mais contemporâneo na gastronomia global. O menu traz massas frescas, risotos e se expande com o protagonismo das proteínas nobres como wagyu, foie gras, pato e coelho.
Além de ingredientes italianos de excelência — como o prosciutto, azeites, farinhas e especiarias —, o estabelecimento incorpora ao novo espaço equipamentos de ponta: forno combinado, sous vide, robata e cocção por indução. Há também uma mesa especial para provas e experiências guiadas pelo jovem gerente da casa e sommelier Caio Lutfe (ex-Fasano), que também assina a curadoria da carta de vinhos.
Sobre o chef Simone Paratella
Com passagens por casas do grupo Gordon Ramsay e formação técnica iniciada aos 14 anos no Piemonte, Simone Paratella reúne 24 anos de experiência. É casado com Gabriela Harue, seu braço direito na operação do restaurante e neta de um dos precursores da gastronomia japonesa em Minas Gerais, fundador do tradicional Sushinaka. Em Londres, ele ainda trabalhou ao lado de nomes como Marcus Wareing e Lee Cadden.
“Quero proporcionar uma experiência que não se limita a um lugar ou a uma origem, mas que une o que há de melhor no mundo da gastronomia com a técnica, respeito aos ingredientes e uma pitada de poesia”, diz o chef Paratella.