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entrevista

Sobre a criatividade

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Sobre a criatividade

O propósito de Alex Bortoletti, presidente do Grupo Souza Lima, é crescer fornecendo os serviços que as empresas precisam, mas têm dificuldade de organizar

Há algo mágico em pegar um lápis colorido e criar um mundo de cores e formas. É esse encanto, essa paixão pela arte e criatividade, que a Faber-Castell cultiva há 262 anos. Desde o primeiro traço, a marca tem sido um sinônimo de qualidade e tradição, moldando a infância e o futuro de gerações em todo o mundo. Muito mais do que apenas uma marca de lápis, ela é uma empresa que abraça valores fundamentais, enraizados em sua história e no DNA familiar. A qualidade é a bússola que guia cada processo de produção, e essa busca incessante pela excelência a torna uma líder incontestável no mercado de papelaria.

No coração da companhia, bate o compromisso com a sustentabilidade. Muito antes de o termo ESG ganhar destaque, a empresa já traçava um caminho verde. Em Prata (MG), uma floresta do tamanho de 11 mil campos de futebol é o berço das árvores que se tornarão até 2 bilhões de EcoLápis por ano. Toda a madeira possui certificação, garantindo que a natureza seja respeitada e preservada em cada traço.

A missão da companhia vai além da produção de lápis e canetas. A marca se compromete socialmente, estabelecendo parcerias para promover a educação e a criatividade, o que desperta o potencial das pessoas. Aqui a criatividade não é apenas uma palavra, mas um modo de vida. A Faber-Castell entende que ela é a força que transforma o mundo. 

Em uma pesquisa, 96% dos brasileiros concordaram que a criatividade pode mudar o mundo, e a companhia está empenhada em tornar essa visão uma realidade. Soluções estimulam a criatividade, como o Programa de Aprendizagem Criativa, que impacta mais de 10 mil alunos e 300 professores em redes de ensino públicas e particulares. Ou a linha de produtos Caras & Cores, que traz uma grande variedade de cores para os tons de pele, proporcionando a inclusão e a representatividade nos mais diversos ambientes. 

Em uma conversa exclusiva, o CEO da Faber-Castell no Brasil, Marcelo Tabacchi, compartilha insights sobre como a marca lidera a transformação da criatividade em ação e de que forma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a diversidade impulsiona a jornada da empresa.

THE PRESIDENT - A Faber-Castell está completando 262 anos. Após tanto tempo, como a empresa enxerga seu papel na vida das pessoas? Qual é o propósito da marca??

Marcelo Tabacchi – É impressionante, mas podemos dizer que o propósito da marca não mudou nesses 262 anos. Desde a criação do primeiro lápis da empresa, por um carpinteiro no interior da Alemanha, até os dias de hoje, nossos produtos e serviços são instrumentos para que as pessoas possam colocar suas ideias no mundo. Queremos que todos possam usar a imaginação para dar origem a novas possibilidades, criar algo útil ou admirado por outras pessoas. Para nós, o nome disso é criatividade. A Faber-Castell sempre buscou despertar o potencial criativo das pessoas. Isso é o que nos move, além de outros princípios fundamentais, como sustentabilidade, diversidade, tradição, qualidade e inovação.

Os brasileiros são reconhecidos mundo afora como criativos. É realmente um fato?

O senso comum sempre mostrou a inclinação do brasileiro para a criatividade nas mais diversas formas de expressão. Isso vale para a música, para outras artes, para festas e até mesmo para a forma como fazemos o nosso trabalho no dia a dia. Posso dizer que as pessoas têm consciência disso e da importância dessa habilidade em sua vida. Essa não é apenas uma percepção. Um estudo chamado Mapa da Criatividade, conduzido recentemente pela Faber-Castell, confirmou isso.

O que a pesquisa mostrou?

Ela ouviu centenas de brasileiros em todo o país e levantou que 96% deles concordam que a criatividade pode ajudar a transformar o mundo. Mais: três em cada quatro participantes da pesquisa se consideraram criativos ou muito criativos. O mais interessante é que o estudo ainda revelou que 82% dos brasileiros concordam que todas as pessoas têm potencial para serem criativas e 85% dos entrevistados acreditam que a criatividade pode ser treinada. Esses dados reforçaram aquilo com que a Faber-Castell já vem trabalhando há algum tempo, que é a importância do estímulo e do desenvolvimento dessa habilidade ao longo da vida. Nosso trabalho é analisar os dados e oferecer as ferramentas e os estímulos certos para as pessoas colocarem em prática seu potencial criativo.

Como são pensados e desenvolvidos os novos produtos e soluções oferecidos para que as pessoas despertem a própria criatividade?

Se olharmos para os EcoLápis, um dos nossos principais produtos, tudo começa com uma semente, ao pé da letra. Isso porque plantamos as árvores que fornecem a madeira sustentável e certificada (FSC) utilizada para fazer até 2 bilhões de EcoLápis por ano. São cerca de 20 anos até que essa semente se torne uma árvore adulta, que será colhida e substituída por uma nova em um ciclo que chamamos de Floresta Sem Fim. Além de criar nosso próprio suprimento de madeira, o processo de inovação conta com outras frentes.

Quais são elas?

Uma delas é nossa área de Consumer & Market Insights. Ela nos conecta com as demandas e os desejos dos consumidores de maneira permanente. Dessa forma, podemos acompanhar as tendências e criar produtos. Essa é uma das fontes dos nossos insights. Depois, nosso processo criativo passa também pela nossa área de P&D, que aporta conhecimento técnico, padrões de qualidade e excelência no desenvolvimento de matérias-primas. Por fim, chegamos às nossas fábricas para produzir os produtos. A maior delas é também a maior fábrica de EcoLápis do mundo. Fica na cidade de São Carlos, em São Paulo.

A criatividade está presente em ações, produtos, campanhas, promoções. Como esse pilar se une a outros dentro da organização?

A criatividade é um valor que permeia todos os aspectos da organização, unindo-se a outros pilares essenciais da Faber-Castell, como qualidade, tradição, diversidade e responsabilidade socioambiental. O Brasil é um mercado estratégico para promover o pilar criativo, pois representa a nossa maior operação no mundo e tem liderado o movimento de criar soluções e serviços inovadores que reforcem o posicionamento da companhia como uma marca de criatividade. Ao valorizar essa habilidade, buscamos estar constantemente um passo à frente das tendências. Concentramos os esforços em estratégias de comunicação e outras ações de marca para oferecer aos consumidores os melhores produtos e soluções. Assim como acreditamos que a criatividade é uma habilidade de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, também apostamos no potencial criativo para o aprimoramento de nossos outros pilares.

“A criatividade é um valor que permeia todos os aspectos da Faber-Castell, com um  movimento de soluções inovadoras”

Como isso é possível?

Um exemplo é o pilar de diversidade. Entendemos que é importante valorizar e reconhecer a individualidade de cada pessoa. Esse olhar aguçado e criativo resultou em um dos maiores lançamentos da empresa, que é a linha de Caras & Cores. Desde 2018, a linha oferece uma ampla gama de produtos que reproduzem diversos tons de pele, permitindo que crianças, jovens e adultos se sintam representados nas suas criações artísticas. Com o passar dos anos, expandimos a linha e o seu lançamento mais recente foi no final de 2022, com a adição de produtos para crianças a partir de 3 anos de idade, promovendo a representatividade desde a primeira infância. Ainda no campo da sustentabilidade, para além da madeira de reflorestamento, temos um compromisso global para a redução ou a substituição do uso de plástico convencional em nossos produtos. Hoje, por exemplo, a maioria das nossas embalagens já foi substituída por papel, que é uma matéria-prima mais sustentável.

A Faber-Castell é uma marca referência em lançar tendências e novidades. Qual o principal compromisso da companhia para atender os mais diferentes públicos?

Os lançamentos são uma constante. Todo ano trazemos dois ciclos de novos produtos conectados às demandas de mercado. Nesse processo, a diversificação de usos e targets amplia ainda mais a variedade. São centenas de itens, para que cada consumidor seja atendido em sua necessidade específica. Há linhas para escritório, para todas as etapas de ensino e para artistas e profissionais. Ainda assim, estamos sempre trazendo novidades. Um dos lançamentos mais marcantes nos últimos anos foi a linha SuperSoft, que se diferencia pela tecnologia do grafite e das pontas, com maior maciez para escrever, desenhar e colorir. Hoje é uma das nossas linhas mais amplas e nasceu buscando alcançar hobbistas que procuravam um desempenho diferenciado para suas criações. Recentemente, também lançamos no Brasil um novo Estojo Edição Limitada da Linha Art & Graphic. São 1.761 unidades, uma referência ao ano de fundação da empresa. Um objeto de desejo para colecionadores.

O Brasil representa a maior operação da Faber-Castell no mundo. Como a companhia tem liderado o movimento de criar soluções e serviços inovadores para impulsionar a criatividade no país?

A Faber-Castell no Brasil conta com uma área de Inovação específica para criar soluções e serviços que ajudem a empresa a impulsionar a criatividade no país. Dentre as principais soluções criadas pela área está o Programa de Aprendizagem Criativa, que desde 2018 já impactou mais de 10 mil alunos brasileiros em idade escolar.
O programa oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula. Outro exemplo interessante é a Hora da Invenção, uma iniciativa exclusiva que visa promover o pensamento criativo em crianças com desafios baseados em etapas, como projeto, mão na massa e compartilhamento. Por meio de um modelo de negócio que envolve parcerias com instituições de ensino e assinaturas diretas para os pais, nós disponibilizamos programas presenciais e digitais, proporcionando oportunidades para que as pessoas explorem sua criatividade de maneira divertida e educativa, com materiais e suporte especializado. Com essas soluções, estamos preparando as crianças e os adolescentes para os desafios futuros de um mundo moderno e ágil, com uma metodologia que exercita o pensamento criativo. Sempre reconhecemos a importância dessa habilidade em um mundo em constante transformação. Sabemos que a criatividade é essencial para todas as pessoas. Ao estimulá-la, estamos capacitando os indivíduos a enfrentar os desafios e as oportunidades de forma inovadora, permitindo que desenvolvam soluções criativas para os problemas do dia a dia.

Como o consumidor entra em contato com tudo que a marca faz? Quais são as estratégias de comunicação para alavancar tudo isso?

São muitos esforços ao longo do ano todo. Há um grande foco nas redes sociais, com produção de conteúdo constante. No ponto de venda, trabalhamos com uma atuação maciça no período de volta às aulas. Paralelamente, atuamos com campanhas de produto e campanhas institucionais para materializar ainda mais o nosso propósito na mente dos consumidores. Como exemplo recente, cito a campanha Lente da Criatividade, apresentada pela Faber-Castell ao mercado com conceito “a criatividade em suas mãos”

Como foi a campanha?

Em março de 2023, milhares de consumidores foram impactados por ativações que os surpreenderam em suas atividades cotidianas, como viagens de avião ou de metrô, nas quais experiências e imersões criativas foram oferecidas aos passageiros. Ao todo, a campanha contou com cinco grandes ativações. Uma delas transformou as viagens nos vagões da Linha 2 Verde, do metrô de São Paulo, em uma experiência criativa e instagramável, com ilustrações dos artistas do coletivo Nalata Art Makers. A outra, em parceria com a companhia aérea Azul, convidava os passageiros a colorir durante o trajeto, promovendo uma viagem leve e divertida.

O universo das cores vai além dos lápis de cor e canetas. Fale um pouco sobre a Faber-Castell Cosmetics.

A Faber-Castell Cosmetics é uma divisão de negócios B2B focada em fabricar produtos para grandes marcas de cosméticos do Brasil e do mundo. Foi criada na Alemanha em 1978 e implantou sua fábrica brasileira em 2013. Com ela, emprestamos o nosso know-how de cores, pigmentos e produtos artísticos para uma variedade de itens de maquiagem, como lápis, batons e máscaras. No final, colorir e se expressar pode ir além do papel. Atualmente é uma das áreas que mais crescem na companhia, trazendo todos os anos soluções inovadoras para nossos clientes corporativos, como itens veganos e produtos upcycled. A madeira utilizada nos lápis cosméticos também é 100% certificada pela FSC. Além disso, não fazemos testes em animais, não aceitamos matérias-primas testadas em animais e somos certificados pelo Peta (People for the Ethical Treatment of Animals).

Você trabalha com uma empresa que respira arte. Como traz isso para o seu dia a dia?

A criatividade tem caminhos diferentes para cada pessoa. Creio que o meu lado mais criativo seja evidenciado no trabalho diário. Após 22 anos na Faber-Castell, precisei me reinventar muitas vezes e colaborar de formas diferentes e inovadoras para que a companhia pudesse seguir sua trajetória de sucesso. Acho que a criatividade foi fundamental para isso. Para além do trabalho, ela me acompanha principalmente na música. Toco guitarra já há alguns anos e encontro nessa atividade outro território para criar.

Além da música, tem outro hobby?

Com certeza, viagens e gastronomia estão na lista. São alimentos para a alma, para o corpo e para a criatividade.