The President

joias

SP Open homenageia São Paulo com troféu assinado por Ara Vartanian

joias

SP Open homenageia São Paulo com troféu assinado por Ara Vartanian

Peça inspirada no Marco Zero de São Paulo foi criada por renomado joalheiro e será entregue à campeã do SP Open

Por Felipe Novis

O SP Open, que será realizado de 6 a 14 de setembro no Parque Villa-Lobos, marca o retorno do circuito WTA 250 a São Paulo depois de 25 anos. Em homenagem à capital paulista, o troféu do torneio foi inspirado no Marco Zero da cidade, localizado na Praça da Sé, e assinado pelo renomado joalheiro Ara Vartanian.

Criada especialmente para o evento, a peça tem 53 cm de largura e comprimento, 25 cm de altura e cerca de 10 kg. O troféu revela, visto de cima, a rosa dos ventos da Praça da Sé, enquanto uma esfera dourada parece flutuar na lateral, como se capturasse o instante em que a bolinha cruza a rede. Já a base em madeira Jatobá, feita pela marceneira Fernanda Barretto, dialoga com a estrutura metálica desenvolvida a partir de modelagem digital e fundição em areia.

“Pensar em uma peça que será passada de mão em mão, de campeã para campeã, por muitos anos, é algo que me emociona. Foi um desafio bonito: criar algo que represente a força da vitória e celebre as mulheres que vão conquistar esse título. Isso me atravessa de um jeito verdadeiro”, disse Ara Vartanian.

O troféu do SP Open é assinado pelo joalheiro Ara Vartanian (Foto: Reprodução/Ara Vartanian)

Retorno à elite mundial

O SP Open marca o retorno do Brasil à elite do tênis feminino mundial após 25 anos sem sediar uma etapa de alto nível. A primeira edição do torneio em São Paulo organizada pela WTA terá 32 tenistas na chave principal. Entre as atletas confirmadas, estão Beatriz Haddad Maia — melhor brasileira no ranking mundial —, as medalhistas olímpicas Luisa Stefani e Laura Pigossi, Carolina Meligeni Alves e Ingrid Martins, além das promessas Nauhany Silva e Victoria Barros.

A competição deve receber aproximadamente 30 mil pessoas ao longo de nove dias. O SP Open será disputado em seis quadras no Parque Villa-Lobos, com a arena principal tendo capacidade para 2,5 mil espectadores. O evento ainda terá uma área de convivência com ativações e opções gastronômicas.

Sobre Ara Vartanian

Nascido em Beirute, no Líbano, Ara Vartanian se mudou para o Brasil com apenas um ano de idade. Em São Paulo, seu pai se tornou um dos mais proeminentes fornecedores de diamantes e outras gemas preciosas no país, além de joias criadas por importantes designers europeus e pela mãe de Ara. 

Depois de estudar economia na Universidade de Boston e trabalhar por quatro anos em Nova Iorque como trader especializado em Nasdaq, ele retornou ao Brasil em 2000 e passou a atuar na empresa do pai, assinando suas próprias joias já em 2002. No mesmo ano, suas peças passaram a ser vendidas internacionalmente.

Em 2005, Ara Vartanian inaugurou o ateliê da marca que carrega seu nome e rapidamente transformou-se em um dos joalheiros independentes de maior sucesso no Brasil. Suas peças já foram utilizadas por estrelas globais como Madonna, Kate Moss, Anne Hathaway, Jennifer Lawrence, Lupita Nyong’o e Penelope Cruz.

Todos os itens de Ara Vartanian são feitos à mão, em oficinas próprias no ateliê da marca, em São Paulo. Cerca de 30 profissionais, entre ourives, cravadores e polidores, são responsáveis pela produção das peças.