Por Natália S.
Fotos Divulgação
Lavinia Góes assina a curadoria da mostra, que reúne cerca de 50 obras de 24 artistas nos Jardins
A primeira exposição coletiva “Tudo que Cabe num Instante” começa nesta quarta-feira (6). A mostra acontece no Ateliê Casa Um, espaço idealizado pela artista Viviana Ximenes, e reúne cerca de 50 obras e 24 artistas diferentes, com curadoria de Lavínia Góes.
Entre os participantes, estão artistas de trajetórias múltiplas cujas pesquisas se apresentam em diferentes suportes. Renata Padovan, Gabriel Nehemy, Fabiana Preti, Loro Verz, Marina Schroeder, Sandro Akel e André Passos, Flavia Renault, Daniela Schiller e Mari Porto são alguns deles, assim como a própria Viviana Ximenes, que abre as portas do seu ateliê para receber o evento.
“Sem se restringir a um tema único, a exposição se constrói como um campo de convivência entre poéticas autônomas e heterogêneas. A proposta curatorial parte da ideia de que o instante do gesto, da percepção e da decisão pode ser compreendido como unidade de sentido. Nesse jogo de tempos e presenças, a mostra se revela como espaço de escuta, onde o dissenso é celebrado como potência criativa”, conta Viviana.
“A mostra chega para inaugurar este programa expositivo com a proposta de valorizar a potência do instante como forma de presença e acontecimento”, completa a artista do Ateliê Casa Um, localizado no Jardim Paulista, em São Paulo.
Sobre Viviana Ximenes
Idealizadora e fundadora do Ateliê Casa Um, Viviana Ximenes é formada em jornalismo e artes cênicas, tendo invadido o mundo da arte em 2005 após uma temporada de estudos em Londres. Seu primeiro ateliê foi montado em 2019, em retiro na Serra da Mantiqueira, o que aprofundou sua imersão criativa.
A obra de Viviana é caracterizada pela liberdade experimental e diversidade de técnicas, revelando uma exploração de novas expressões e um constante diálogo entre o íntimo e o universal, na intenção de ecoar as dinâmicas e desafios da contemporaneidade.
Sobre a curadora Lavínia Góes
Além de artista plástica, Lavínia Góes é designer gráfica há 30 anos e formou-se em artes plásticas com especialização em teoria, crítica e história da arte. Também foi sócia da galeria de arte e concept store entre-tanto com a artista e professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, Cila MacDowell, no Rio de Janeiro, antes de se instalar na França em 2009.
A artista carioca criada em Brasília ama cadeiras, objeto que se repete na sua produção artística e foi tema acadêmico. Sua pesquisa pictórica também envolve o uso da cor para reforçar a sua dupla identidade cultural franco-brasileira e os recipientes em cerâmica que celebram o savoir-faire ancestral e ritualístico e o uso dos quatro elementos: água, fogo, terra e ar.
“A exposição nasce da tentativa de captar o tempo como matéria sensível, como suspensão, como abertura. Cada obra aqui reunida é fragmento de um percurso sensível, onde tempos distintos — de criação, de percepção, de relação — se entrelaçam. A casa, nesse contexto, é mais que abrigo físico: é espaço simbólico de escuta e encontro”, diz Lavínia sobre a mostra “Tudo que Cabe num Instante”.