The President

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretos,

mas nem tanto

gourmet

Secretos, mas nem tanto

 

Quatro bares e restaurantes escondidos para desbravar em São Paulo

Da Redação

Eles nasceram na clandestinidade e, um século depois, voltaram a inspirar toda uma geração de bares. Mas se nos anos 1920 os speakeasies eram uma forma de driblar as restrições do governo americano ao comércio de bebidas, mais recentemente eles ressurgiram como alternativa boêmia com ares intimistas e de exclusividade. Afinal, quem não gosta de se vangloriar sobre a descoberta de um bar descolado que serve ótimos drinks e que quase ninguém conhece?

Na capital paulista, esse estilo de bar começou a ganhar força há pouco mais de uma década, com o surgimento de casas como o SubAstor, escondidinho no subsolo do tradicional bar Astor. De lá pra cá, outros endereços foram na mesma onda, como o Infini, os fundos do restaurante La Casserole, o Carrasco, cujo acesso é feito por uma escada dentro do bar Guilhotina, e o São Paulo Urban Distillery, que divide espaço com uma destilaria de gin em um dos aposentos do centenário casarão ocupado pelo festivo Drosophyla.

Em alguns, é preciso de senha para se ter acesso. Outros atendem apenas com reserva, e há aqueles muito bem divulgados, nos quais é só chegar e entrar. Além do fato de se “esconderem” dentro de outro estabelecimento, todos têm em comum a coquetelaria como o centro das atenções. Confira uma seleção de bares que apostam nessa pegada e se prepare para desvendar esse universo:

Flora Bar

O restaurante é uma agradável surpresa, para quem frequenta os Jardins. A casa escondida atrás de uma pequena e charmosa floricultura, traz uma excelente gastronomia, além de uma carta de drinks impecáveis. Com ambiente intimista e aconchegante, o Flora Bar investiu em uma bela decoração com toque rústico e moderno ao mesmo tempo. São diversos níveis, com multiplos ambientes onde o cliente pode escolher entre dois bares – o antigo que fica logo na entrada do bar e outro mais novo, no andar semi-superior bem diferente do primeiro, porém bem mais luxuoso. Em ambos, saem coqueteis clássicos e muito bem executados que são listados pelo ano que foram criados. Da cozinha, saem boas pedidas como o Bun de Camarão Crocante com alga nori, alface romana e aioli de sriracha e as Croquetas de Milho com lardo.

Mario Rodrigues/Divulgação
Mario Rodrigues/Divulgação

Rua Padre João Manuel, 795 – Jardim Paulista, São Paulo | Horário de funcionamento: segunda a sábado das 19h à 1h e domingo das 19h à 0h | @florabar.sp

O Carrasco

Atrás de uma cortina de veludo vermelha no segundo andar do festivo Guilhotina, está escondido O Carrasco. O bar traz um ambiente mais intimista e moderno, perfeito para um jantar a dois. As luzes baixas configuram um ar aconchegante. Tanto a gastronomia, como a carta de drinks da casa são impecáveis e trazem excelentes pedidas. Para acompanhar os drinques, há sugestões como os Tentáculos de Polvo, que são grelhado com creme de cebola no leite de coco e cumaru e os Camarões Salteados, finalizados com molho de limão siciliano e acompanhados de couve de bruxelas.

Rodolfo Regini/Divulgação
Rodolfo Regini/Divulgação

ua Costa Carvalho, 84 – Pinheiros – São Paulo/SP. Em cima do Guilhotina. | Telefone: (11) 3031- 0955 | Horário de funcionamento: terça a sábado das 19h às 00h | @ocarrascobar

Câmara Fria

O tradicional Original, esconde uma boa surpresa no segundo andar do bar. O Câmara Fria é o primeiro speakeasy de chopp artesanal da capital paulista. A casa traz um ambiente mais rústico e industrial, com ar de descolado. Há uma excelente seleção de chopes e cervejas na Tap List da casa, além de boas opções de pizzas de fermentação natural, petiscos e embutidos artesanais. Das comidinhas, vale provar a Pizza CF que leva molho de tomate, carne seca, requeijão de corte, manteiga de garrafa, cebola roxa, pimenta biquinho e cebolinha e a Calabresa Artesanal servida com cebola roxa, picles, mostarda, dijon e um pãozinho caseiro assado na hora.

Divulgação
Divulgação

Rua Graúna, 137- Moema, São Paulo – Fone: (11) 2299-5336 | Horário de funcionamento: terça a quarta das 18h às 00h, quinta das 18h à 01h, sexta e sábado das 18h às 02h | @camarafria

Varanda Dinner

Localizado em uma das unidades do restaurante Varanda, o pequeno restaurante  sob o nome de Varanda Dinner traz a cozinha autoral do chef Fabio Lazzarini com muita sofisticação e qualidade em um ambiente intimista e acolhedor. Especialmente nas noites de quarta a sábado, a casa conta com a música suave de um piano de cauda para acompanhar o jantar. Entre as opções de pratos principais, vale a pena experimentar o Leitão a baixa temperatura, com mandioquinha folhada, picles de cebola roxa, semente de mostarda e demi-glace com abacaxi grelhado. Uma outra pedida com sabores e apresentação impecáveis é o Polvo com Romanesco, com molho a base de pimentão, castanha de caju, alho confit, mel e balsâmico, batata crocante e brócolis grelhados.

Henrique Peron/Divulgação
Henrique Peron/Divulgação

Rua Prudente Correia, 432 – Jardim Europa – São Paulo/SP – Telefone (11) 3039-6500 | Horário de funcionamento: terça a sábado das 19h às 22h | @varandadinner